{"id":486,"date":"2019-02-21T08:25:01","date_gmt":"2019-02-21T08:25:01","guid":{"rendered":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/?p=486"},"modified":"2023-06-06T10:13:56","modified_gmt":"2023-06-06T10:13:56","slug":"utiliza-reforco-positivo-na-sua-sala-de-aula","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/blog\/utiliza-reforco-positivo-na-sua-sala-de-aula\/","title":{"rendered":"Utiliza refor\u00e7o positivo na sua sala de aula?"},"content":{"rendered":"
O que \u00e9 refor\u00e7o positivo?<\/p>
Durante d\u00e9cadas, v\u00e1rias estrat\u00e9gias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os m\u00e9todos tradicionais de educa\u00e7\u00e3o incidiam essencialmente na puni\u00e7\u00e3o e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos atrav\u00e9s da repress\u00e3o associada aos comportamentos desadequados. As crian\u00e7as aprendiam a adotar comportamentos adequados para n\u00e3o serem punidos.<\/p>
Atualmente, o refor\u00e7o positivo tem sido uma estrat\u00e9gia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorr\u00eancia de um comportamento \u00e9 fortalecida por uma consequ\u00eancia positiva que se segue \u00e0 sua ocorr\u00eancia. \u00c9 uma t\u00e9cnica comportamental que contribui para a\u00a0 altera\u00e7\u00e3o de comportamentos e \u00e9 um est\u00edmulo espec\u00edfico que \u00e9 utilizado ap\u00f3s a identifica\u00e7\u00e3o de determinado comportamento, sendo poss\u00edvel que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Est\u00e1 associado a sensa\u00e7\u00f5es de bem-estar, prazer e satisfa\u00e7\u00e3o e revela-se um procedimento adequado na modifica\u00e7\u00e3o do comportamento.
O professor, utilizando o refor\u00e7o positivo como estrat\u00e9gia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisi\u00e7\u00e3o de conhecimentos. \u00c9 importante que, para aplica\u00e7\u00e3o desta estrat\u00e9gia, se tenha em conta que cada crian\u00e7a tem diferentes caracter\u00edsticas e diferentes necessidades, logo o incentivo pode n\u00e3o ser o mesmo para diferentes alunos.
A utiliza\u00e7\u00e3o de um refor\u00e7o positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso.<\/p>