{"id":486,"date":"2019-02-21T08:25:01","date_gmt":"2019-02-21T08:25:01","guid":{"rendered":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/?p=486"},"modified":"2023-06-06T10:13:56","modified_gmt":"2023-06-06T10:13:56","slug":"utiliza-reforco-positivo-na-sua-sala-de-aula","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/blog\/utiliza-reforco-positivo-na-sua-sala-de-aula\/","title":{"rendered":"Utiliza refor\u00e7o positivo na sua sala de aula?"},"content":{"rendered":"

O que \u00e9 refor\u00e7o positivo?<\/p>

Historicamente<\/h2>

Durante d\u00e9cadas, v\u00e1rias estrat\u00e9gias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os m\u00e9todos tradicionais de educa\u00e7\u00e3o incidiam essencialmente na puni\u00e7\u00e3o e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos atrav\u00e9s da repress\u00e3o associada aos comportamentos desadequados. As crian\u00e7as aprendiam a adotar comportamentos adequados para n\u00e3o serem punidos.<\/p>

Refor\u00e7o Positivo<\/h2>

Atualmente, o refor\u00e7o positivo tem sido uma estrat\u00e9gia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorr\u00eancia de um comportamento \u00e9 fortalecida por uma consequ\u00eancia positiva que se segue \u00e0 sua ocorr\u00eancia. \u00c9 uma t\u00e9cnica comportamental que contribui para a\u00a0 altera\u00e7\u00e3o de comportamentos e \u00e9 um est\u00edmulo espec\u00edfico que \u00e9 utilizado ap\u00f3s a identifica\u00e7\u00e3o de determinado comportamento, sendo poss\u00edvel que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Est\u00e1 associado a sensa\u00e7\u00f5es de bem-estar, prazer e satisfa\u00e7\u00e3o e revela-se um procedimento adequado na modifica\u00e7\u00e3o do comportamento.

O professor, utilizando o refor\u00e7o positivo como estrat\u00e9gia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisi\u00e7\u00e3o de conhecimentos. \u00c9 importante que, para aplica\u00e7\u00e3o desta estrat\u00e9gia, se tenha em conta que cada crian\u00e7a tem diferentes caracter\u00edsticas e diferentes necessidades, logo o incentivo pode n\u00e3o ser o mesmo para diferentes alunos.

A utiliza\u00e7\u00e3o de um refor\u00e7o positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso.<\/p>

Veja os recursos<\/a> que temos para apoiar no refor\u00e7o positivo. Existem para pr\u00e9-escolar, para 1\u00ba ciclo e para 2\u00ba e 3\u00ba ciclos no nosso site.<\/p>

Apanhado a…<\/strong>” \u00e9 apresentado sob a forma de um conjunto de 12 cart\u00f5es, permitindo que, o educador de inf\u00e2ncia ou o professor, seja facilmente utilizado em sala de aula. <\/p>

Este recurso pretende ser utilizado como apoio a uma sess\u00e3o sobre regras em sala de aula ou utilizado ap\u00f3s o estabelecimento de regras em sala de aula.
Pretende-se que as crian\u00e7as compreendam quais s\u00e3o as expectativas que o professor tem em rela\u00e7\u00e3o ao seu comportamento. Se ainda n\u00e3o tiver feito nenhuma reflex\u00e3o sobre o comportamento em sala de aula, conv\u00e9m que seja feita previamente.<\/p>

Recursos<\/h2>

<\/p>

\n
Apanhado a…(formato f\u00edsico) Pr\u00e9-escolar<\/a><\/blockquote>