{"id":540,"date":"2019-03-11T07:38:10","date_gmt":"2019-03-11T07:38:10","guid":{"rendered":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/?p=540"},"modified":"2019-03-20T18:14:33","modified_gmt":"2019-03-20T18:14:33","slug":"apoio-psicopedagogico-em-pequeno-grupo-planificacao-avaliacao-e-intervencao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/blog\/apoio-psicopedagogico-em-pequeno-grupo-planificacao-avaliacao-e-intervencao\/","title":{"rendered":"Apoio psicopedag\u00f3gico em pequeno grupo: Introdu\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

<\/p>\n\n\n\n

O presente artigo procura abordar estrat\u00e9gias de implementa\u00e7\u00e3o de grupos de apoio psicopedag\u00f3gico<\/strong> em diversos contextos, nomeadamente em Servi\u00e7os de Psicologia e Orienta\u00e7\u00e3o, Gabinetes TEIP, Juntas de Freguesia, IPSS, Centros de Estudo, ATL e cl\u00ednicas privadas.<\/p>\n\n\n\n

Um grupo de apoio<\/strong> pode definir-se como uma reuni\u00e3o previamente fixada e com um determinado n\u00famero de sess\u00f5es (6 a 10 sess\u00f5es de 45 minutos), com 5 a 10 alunos que trabalham em conjunto para aprender, aplicar ou dominar uma determinada compet\u00eancia. Mais concretamente, um grupo
de apoio psicopedag\u00f3gico<\/strong> \u00e9 dinamizado por um t\u00e9cnico especializado que ajuda os alunos na utiliza\u00e7\u00e3o adequada de compet\u00eancias para fazer face \u00e0s mais variadas situa\u00e7\u00f5es.
 <\/p>\n\n\n\n

Os alunos que podem beneficiar desta interven\u00e7\u00e3o partilham problem\u00e1ticas comuns<\/strong>, sendo poss\u00edvel a realiza\u00e7\u00e3o de interven\u00e7\u00f5es nas mais variadas \u00e1reas, nomeadamente problemas de aprendizagem, comportamento, d\u00e9fice de aten\u00e7\u00e3o, ansiedade, dificuldades na leitura e escrita, orienta\u00e7\u00e3o vocacional, momentos de transi\u00e7\u00e3o de ciclo, altera\u00e7\u00f5es no contexto familiar (luto, div\u00f3rcio), treino cognitivo (mem\u00f3ria, aten\u00e7\u00e3o), t\u00e9cnicas de estudo, compet\u00eancias pessoais e sociais.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sob a perspetiva de uma interven\u00e7\u00e3o em pir\u00e2mide multin\u00edvel<\/strong>, um servi\u00e7o de psicologia dever\u00e1 incidir a sua interven\u00e7\u00e3o essencialmente nas medidas universais<\/strong>, em contexto de turma e em sala de aula. O t\u00e9cnico especializado disponibiliza o plano de aula ao docente ou poder\u00e1 ele pr\u00f3prio fazer a dinamiza\u00e7\u00e3o. Ap\u00f3s esta interven\u00e7\u00e3o, nem todos os alunos ter\u00e3o interiorizado a mensagem, permanecendo a exist\u00eancia de algumas dificuldades.
<\/p>\n\n\n\n

Assim, ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o de uma avalia\u00e7\u00e3o, estes alunos s\u00e3o encaminhados para uma medida seletiva<\/strong>, ou seja, uma interven\u00e7\u00e3o em pequenos grupos psicoeducacionais. Esta interven\u00e7\u00e3o pode ser realizada em contexto escolar ou fora da escola, com entidades parceiras. Geralmente, com a oportunidade de haver menos alunos no ambiente de aprendizagem (intensidade) e dando a possibilidade de repetir\/transmitir a informa\u00e7\u00e3o mais exaustivamente (frequ\u00eancia), os alunos que n\u00e3o interiorizaram a informa\u00e7\u00e3o no \u00e2mbito de uma interven\u00e7\u00e3o universal, ter\u00e3o maior possibilidade de o fazer numa interven\u00e7\u00e3o seletiva.
<\/p>\n\n\n\n

Se, ainda assim, for necess\u00e1ria interven\u00e7\u00e3o, existem ainda as medidas adicionais<\/strong>. Estas \u00faltimas ser\u00e3o abordadas num outro artigo<\/em>.
<\/p>\n\n\n\n

Os grupos de interven\u00e7\u00e3o s\u00e3o especialmente \u00fateis para alunos que apresentam problem\u00e1ticas espec\u00edficas ou experi\u00eancias de vida que justifiquem um suporte espec\u00edfico e mais individualizado<\/strong>. Por exemplo, alunos que est\u00e3o expostos a altera\u00e7\u00f5es familiares, como o div\u00f3rcio, ou alunos que sofrem de ansiedade de desempenho. A integra\u00e7\u00e3o num grupo psicoeducacional poder\u00e1 ajud\u00e1-los a lidar com o stress associado a estas situa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas.<\/p>\n\n\n\n

Refer\u00eancias bibliogr\u00e1ficas:<\/p>\n\n\n\n