{"id":559,"date":"2019-03-18T18:39:34","date_gmt":"2019-03-18T18:39:34","guid":{"rendered":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/?p=559"},"modified":"2019-03-20T18:15:25","modified_gmt":"2019-03-20T18:15:25","slug":"planificacao-de-grupos-de-intervencao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/oceanodepapel.pt\/blog\/planificacao-de-grupos-de-intervencao\/","title":{"rendered":"Planifica\u00e7\u00e3o e avalia\u00e7\u00e3o de grupos de interven\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n


Num servi\u00e7o de psicologia em contexto escolar, o 1\u00b0 Per\u00edodo \u00e9 geralmente dedicado \u00e0 constru\u00e7\u00e3o das interven\u00e7\u00f5es universais, \u00e0 disponibiliza\u00e7\u00e3o das mesmas para as turmas e em reuni\u00f5es com educadores, professores titulares e diretores de turma. <\/p>\n\n\n\n

Come\u00e7am tamb\u00e9m a chegar as sinaliza\u00e7\u00f5es e faz-se o delineamento de um plano de interven\u00e7\u00e3o para cada aluno. O 2\u00b0 Per\u00edodo \u00e9 dedicado \u00e0 constru\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o dos grupos de apoio psicopedag\u00f3gico<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Durante a prepara\u00e7\u00e3o dos grupos<\/strong>, a primeira coisa que se dever\u00e1 fazer \u00e9 entrevistar os alunos sinalizados, atrav\u00e9s de uma entrevista motivacional<\/strong>, agrupar aqueles que t\u00eam problem\u00e1ticas comuns e distribu\u00ed-los pelos diferentes grupos.<\/p>\n\n\n\n

As entrevistas s\u00e3o realizadas individualmente<\/strong> e, neste primeiro momento, \u00e9 abordada com o aluno a possibilidade de integra\u00e7\u00e3o no grupo, enquanto se explica o objetivo da interven\u00e7\u00e3o. \u00c9 aferido o interesse na integra\u00e7\u00e3o no grupo e, em caso afirmativo, solicita-se aos alunos que assinem um contrato. \u00c9 neste momento que se envia ao encarregado de educa\u00e7\u00e3o o documento com o consentimento informado<\/strong>. Poder\u00e1 dar-se o prazo de uma semana para a devolu\u00e7\u00e3o destes documentos.<\/p>\n\n\n\n

Dinamiza\u00e7\u00e3o do grupo<\/strong><\/h2>\n\n\n\n


Cada grupo de interven\u00e7\u00e3o tem um manual<\/strong> com um plano sess\u00e3o a sess\u00e3o, assim como a descri\u00e7\u00e3o e materiais necess\u00e1rios para a realiza\u00e7\u00e3o de todas as atividades.
Existem estrat\u00e9gias que s\u00e3o v\u00e1lidas para todos os grupos de interven\u00e7\u00e3o, independentemente do tema a abordar. Passamos agora a apresentar algumas que podem ser utilizadas com os recursos \u201cOceano de Papel\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Atividade quebra-gelo <\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Cada sess\u00e3o poder\u00e1 come\u00e7ar com uma atividade de quebra-gelo<\/strong> ou t\u00e9cnica de relaxamento<\/strong> relacionada ao tema da sess\u00e3o. Podem, por exemplo, come\u00e7ar com uma \u201crespira\u00e7\u00e3o estrela\u201d (material a disponibilizar brevemente) ou estabelecer \u201cum minuto de mindfulness\u201d, onde todos baixam a cabe\u00e7a e concentram-se na respira\u00e7\u00e3o por um minuto at\u00e9 que soe um som (o dinamizador pode utilizar o telem\u00f3vel para emitir um som). Esta estrat\u00e9gia proporciona uma rotina previs\u00edvel e um come\u00e7o tranquilo para todas as sess\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Regras do grupo<\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

As regras do grupo<\/strong> devem ser relembradas no in\u00edcio de cada sess\u00e3o (pode encontrar um exemplo aqui<\/a>). Sempre que um aluno n\u00e3o esteja a cumprir determinada regra, este dever\u00e1 ser corrigido discretamente pelo dinamizador.
 
<\/p>\n\n\n\n

Avalia\u00e7\u00e3o do impacto<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Dever\u00e1 ser efetuado um pr\u00e9 \/ p\u00f3s-teste na primeira e \u00faltima sess\u00e3o do grupo <\/strong>para recolher dados sobre o impacto da implementa\u00e7\u00e3o. Estes resultados poder\u00e3o ser complementados com dados recolhidos no decorrer de articula\u00e7\u00f5es com docentes ou pais, com uma vertente mais qualitativa.
 
<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estabelecimento de objectivos individuais<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Os alunos dever\u00e3o ser ajudado a estabelecer um objetivo SMART<\/strong> (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time- Bound), que ser\u00e1 relembrado no in\u00edcio de todas as sess\u00f5es. Os jovens devem partilhar com o grupo os seus
progressos, n\u00e3o importa o qu\u00e3o pequenos sejam.

Para vincular o trabalho em grupo diretamente com o sucesso escolar, forne\u00e7a aos membros do grupo um local de registo com os seus resultados escolares atuais. Incentive-os a criar um objetivo SMART tendo em conta
esse ponto de partida. Em todas as sess\u00f5es poder\u00e1 dedicar-se um momento para obter informa\u00e7\u00f5es atualizadas sobre os resultados escolares e sobre o
objetivo SMART.
 
<\/p>\n\n\n\n

Finaliza\u00e7\u00e3o da sess\u00e3o de forma divertida<\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

Se houver tempo, finalize com um jogo leve e divertido<\/strong>, como o \u201cSabias que<\/a>\u201d. Este jogo ajuda a estimular a comunica\u00e7\u00e3o entre os participantes, com perguntas simples e divertidas.<\/p>\n\n\n\n

Nota final<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

A planifica\u00e7\u00e3o dos grupos de interven\u00e7\u00e3o \u00e9 uma atividade de extrema import\u00e2ncia, n\u00e3o s\u00f3 porque ajuda a garantir uma constitui\u00e7\u00e3o equilibrada dos grupos, mas tamb\u00e9m porque permite que se selecionem as atividades
consideradas mais adequadas para cada grupo. Esta estrat\u00e9gia permite ao
dinamizador ganhar tempo e manter o foco nos objetivos da interven\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Refer\u00eancias bibliogr\u00e1ficas:<\/h2>\n\n\n\n