O reforço positivo tem sido uma estratégia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência positiva que se segue à sua ocorrência. É uma técnica comportamental que contribui para a alteração de comportamentos e é um estímulo específico que é utilizado após a identificação de determinado comportamento, sendo possível que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Está associado a sensações de bem-estar, prazer e satisfação e revela-se um procedimento adequado na modificação do comportamento.
O professor, utilizando o reforço positivo como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisição de conhecimentos. É importante que, para aplicação desta estratégia, se tenha em conta que cada criança/jovem tem diferentes características e diferentes necessidades, logo o incentivo pode não ser o mesmo para diferentes alunos.
A utilização de um reforço positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso.
Este recurso é vendido em formato de produto físico, pronto a utilizar, sendo enviado pelo correio.

Plano de sessão Elogios? Aprender a dar e a receber
The rules of our classroom (PDF)
Dois dedos de conversa (Produto físico)
Atividade Rede de suporte (PDF)
Recados positivos (PDF) 1º Ciclo
As regras da nossa sala de aula (PDF) 













