fbpx

Planificação e avaliação de grupos de intervenção

Num serviço de psicologia em contexto escolar, o 1° Período é geralmente dedicado à construção das intervenções universais, à disponibilização das mesmas para as turmas e em reuniões com educadores, professores titulares e diretores de turma. Começam também a chegar as sinalizações e faz-se o delineamento de um plano de intervenção para cada aluno. O […]

Apoio psicopedagógico em pequeno grupo: Introdução

O presente artigo procura abordar estratégias de implementação de grupos de apoio psicopedagógico em diversos contextos, nomeadamente em Serviços de Psicologia e Orientação, Gabinetes TEIP, Juntas de Freguesia, IPSS, Centros de Estudo, ATL e clínicas privadas. Um grupo de apoio pode definir-se como uma reunião previamente fixada e com um determinado número de sessões (6 […]

Utiliza reforço positivo na sua sala de aula?

Durante décadas, várias estratégias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os métodos tradicionais de educação incidiam essencialmente na punição e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos através da repressão associada aos comportamentos desadequados. As crianças aprendiam a adotar comportamentos adequados para não serem punidos.   Atualmente, o reforço positivo tem sido uma […]