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Utiliza reforço positivo na sua sala de aula?

Durante décadas, várias estratégias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os métodos tradicionais de educação incidiam essencialmente na punição e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos através da repressão associada aos comportamentos desadequados. As crianças aprendiam a adotar comportamentos adequados para não serem punidos.


Atualmente, o reforço positivo tem sido uma estratégia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência positiva que se segue à sua ocorrência. É uma técnica comportamental que contribui para a  alteração de comportamentos e é um estímulo específico que é utilizado após a identificação de determinado comportamento, sendo possível que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Está associado a sensações de bem-estar, prazer e satisfação e revela-se um procedimento adequado na modificação do comportamento.

O professor, utilizando o reforço positivo como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisição de conhecimentos. É importante que, para aplicação desta estratégia, se tenha em conta que cada criança tem diferentes características e diferentes necessidades, logo o incentivo pode não ser o mesmo para diferentes alunos.

A utilização de um reforço positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso.

Veja os recursos que temos para apoiar no reforço positivo. Existem para pré-escolar, para 1º ciclo e para 2º e 3º ciclos no nosso site.

Apanhado a…” é apresentado sob a forma de um conjunto de 12 cartões, permitindo que, o educador de infância ou o professor, seja facilmente utilizado em sala de aula.

Este recurso pretende ser utilizado como apoio a uma sessão sobre regras em sala de aula ou utilizado após o estabelecimento de regras em sala de aula.
Pretende-se que as crianças compreendam quais são as expectativas que o professor tem em relação ao seu comportamento. Se ainda não tiver feito nenhuma reflexão sobre o comportamento em sala de aula, convém que seja feita previamente.